Início > games > Game Dev Story

Game Dev Story

Olá meu limitado número de leitores, como vão? Acabei de terminar um jogo que me foi recomendado pelo amig Yan Magno do 8-Bit Box, Game Dev Story, onde você é o dono de uma empresa que faz… jogos! O mais interessante é que também é possível fazer um jogo sobre uma empresa que faz jogos, como eu havia feito graça antes de começar a jogar e quando vi, ri muito (ou lolei).

Sua empresa começa pequena. Alguns computadores e funcionários, pouca grana e pouco conhecimento. Os primeiros anos são duros, ainda mais sem um tutorial de como começar. Cheguei a pegar dinheiro do fundo de reserva para poder me manter, pagar o treinamento dos funcionários e contratos externos. Por sorte consegui um capital de venda de jogos pra computador antes do fechamento do ano fiscal e pude pagar a turma. No início, é mais fácil conseguir grana rápida de serviços contratuais.

Com uma certa grana na mão, é hora de apostar nos consoles e criar sua base de fãs com propagandas e participação em eventos como a Gamedex. O jogo segue com eventos tipo o Gameworld, cartas de fãs, reviews, etc. A parte mais interessante mesmo é o início, onde tudo é difícil e ir à bancarrota parece o destino certo, mas depois que se pega o jeito e se constrói uma base fiel de fãs, o jogo fica mais fácil.

O Jan, do quase finado Cinco Síncopes, reclamou que a interface poderia ser melhor. Quem sou eu pra discordar, já que ele faz jogos pra iPhone e eu apenas jogo o jogo de fazer jogos (onde pode-se fazer jogos de empresas que fazem jogos… não vamos entrar tão a fundo nessa recursão). Para mim, os gráficos, sons e interface cumprem sua função. As piadas com nomes (e destino) dos consoles reais são bem interessantes, e quem conhece a história dos jogos sabe em quais apostar (e talvez que gêneros vendem mais em cada console, mas acho que isso é especulação minha).

Minha empresa, a LudoBardos – baseada no grupo de desenvolvimento que eu, Arthur e Yan nomeamos para lançar o You Are Trash! – chegou até a lançar seu próprio console, o YouAreBard – modernoso videogame de 64 bits com bluray, após anos no mercado. A parte mais chata na minha opinião foi despedir profissionais antigos da LudoBardos para contratar pessoas mais qualificadas (as mensagens de despedida dos ex-funcionários são comoventes, uma designer minha disse que o sonho dela se realizou ao trabalhar pra mim e sempre seria fã dos meus jogos. =,(  ), mas é um processo necessário.

O jogo é curto para o gamer hardcore. Comprei na madrugada de sexta e fui terminar os 20 anos de mercado na madrugada de hoje, mas deve entreter o jogador casual que gosta de ver barrinhas e números crescendo. Para quem trabalha com desenvolvimento de jogos, é interessante tanto pela metalinguagem como estudo de caso.

Ao que parece, o jogo originalmente foi lançado para PC em 1996, mas essa atualização para os smartphones foi benvinda! O Game Dev Story foi desenvolvido pela japonesa Kairosoft (um braço da Kairopark) e esta semana estava com desconto por $0.99 na AppStore para iPhone. Na loja do Android, encontrava-se por $2.50. Há uma seqüencia em japonês e um spin-off sobre lojas que vendem jogos em desenvolvimento.

Game Dev Story 2 original japonês. Será que agora podemos trabalhar em mais de um jogo ao mesmo tempo?
Categorias:games
  1. fevereiro 13, 2011 às 01:40

    >parece muito interessanta, as vezes a sua explicação me deixou meio confusa.. asdhasuidhs provavelmente eu iria falir a empresa rapidamente, mas vale a pena tentar, pra ver até quando eu conseguiria mante-la!

  2. fevereiro 13, 2011 às 01:41

    >Po Lu, o que ficou complicado? Explica aí que eu tento melhorar =/

  3. fevereiro 13, 2011 às 15:57

    >A natureza "meta" de um jogo sobre jogos sobre jogos sobre jogos acaba deixando tudo meio confuso mesmo…

  4. fevereiro 13, 2011 às 15:59

    >Bacana, Bruno. Eu nunca tinha ouvido falar e fiquei interessado. Valeu a dica. =)

  5. fevereiro 23, 2011 às 19:53

    >éeee valeu mesmo a dica!!! e valeu saber que tem pra Android tb!! ^^vou procurar =Dgostei muito desse joguinho, parece ser mt interessante!

  1. No trackbacks yet.

E o seu comentário?

