Início > sociedade > A banda mais parodiada da cidade

A banda mais parodiada da cidade

É claro que em algum lugar, alguém fez um post ou reportagem com o mesmo título. É tão óbvio que chega ser vergonhoso não evitar isso, mas a situação pede que deixemos a vergonha de lado e façamos isso. Mas acho que o mais vergonhoso é esse post sair tarde, perdendo a vibe do momento, mas bem, o Magical Aria (working title) tá ficando legal, né Leo?

Tudo começou com o Beirut fazendo um clipe (essa referência vocês procuram) e depois, ou paralelamente quem sabe, mais outra banda independente faz um no mesmo estilo. Ninguém liga, ninguém fala nada, talvez só entre os fãs e tal, mas eis que surge uma banda independente nacional fazendo o mesmo e faz sucesso, haters gonna hate, logo após suas primeiras horas de postagem. Se você viveu embaixo de uma pedra (possivelmente você faz mestrado comigo ou está no final da faculdade) e não sabe que estou falando d’ A Banda Mais Bonita da Cidade, veja a seguir o clipe.


Com uma música fácil de decorar (afinal, a música toda é o próprio refrão) e um apelo à alegria e novidade da maioria que não conhece essas bandas mais alternativas, seus clipes diferentes e letras que fogem dos padrões da cena musical popular, rendeu até um post (essa referência eu não vou achar mesmo) em que um crítico musical mostrava que o sucesso indicava uma nova tendência (jura?), que as produtoras deveriam se modernizar (jura??) e procurar atender essa demanda. Pombas, até minha mãe gostou e me indicou! E como boa Internet que é, os trolls vieram em seguida criticar, afinal, a letra nem é tão boa assim e o clipe é uma cópia (ou homenagem? Hummm…) dos já citados. E claro, adoramos odiar por odiar.

Mas há aqueles que fazem um chiste, uma brincadeira, uma piada, com ou mais inocência ou mais alegria, sabendo dar a cutucada ou apenas aproveitando a onda para se divertir também. É o caso do próprio vídeo do Rafinha Bastos, A Banda Mais Bonita da Internet, que conta inclusive com a participação da banda original, o Vida Ordinária com A Banda Mais Repetitiva da Cidade, Passion for Ideas com A Agência Mais Bonita da Cidade, o Nerdice.com com A Banda Mais Nerd da Cidade e participação da banda Negrayscow, O Programador Mais Fodido da Cidade e paródias com Chaves e coisas mais regionais, como A Banda Mais Gaudéria da Cidade (ah, cansei, procurem no YouTube).

Isso só mostra a facilidade que temos de publicar conteúdo na web e que devemos estar aptos a lidar com as críticas. Como nunca antes, os trolls se proliferam (ou seria uma tendência e palavra da moda que todo mundo aprendeu tipo terça-feira, como o bullying?) e são alimentados por comentários de fãs mais chatos que os Legionários. E falando em paródias e Legião, é um assunto polêmico esse daquela produtora África e seu vídeo para a Vivo com Eduardo e Mônica do Legião Urbana, mas eu gostei, afinal adoro desde que conheci quando mal era adolescente e já me rendeu um conto (versão com comentários aqui). Não vamos entrar hoje em uma discussão sobre liberdade e direito autoral. Vejam o documentário Rip Remix, faz bem conhecer.

E antes de sair odiando A Banda Mais Bonita da Cidade, dêem uma chance pras outras músicas, como Canção Pra Não Voltar. Quem sabe você acaba gostando das menos divulgadas, assim como eu tenho um apreço pelos álbuns menos conhecidos do Pink Floyd pelo grande público?

Concorda, discorda, quer ser mais um hater na Internet? Comenta aí =)

PS: Outras bandas que faz bem conhecer
The Agonist – Thank You Pain
The Agonist – And Their Eulogies Sang Me To Sleep
Pomplamoose – Angry Birds Cover

PS2: Aproveitando o dia dos namorados, fiquem com The Cure (que amo) e Carpenters
The Carpenters – Close To You
The Cure – In Between Days
The Cure – Lovesong
The Cure – Friday I’m in Love

Anúncios
Categorias:sociedade
  1. Jan
    junho 13, 2011 às 10:39

    Confesso que, apesar de ter lido muito sobre a banda na internet, ainda não tinha ouvido nenhuma música deles. Agora eu vi esse clipe e achei bem legal! Sim, é meio repetitivo, mas eles fizeram uma transição de cenas bacana.

    Trolls são o grande mal virtual deste começo de século XXI. É só não se estressar e não alimentar os bichinhos que eles morrem.

  2. Pedro Luchini
    junho 13, 2011 às 15:00

    Bah, você vai postar isso logo num domingo à noite/segunda de manhã??? Olha a quantidade de links que vou ter que seguir! Agora só vou poder ver com calma no próximo fim de semana. 😛

  3. junho 20, 2011 às 11:05

    Amei bloguinho novo! 😀 E amei a postagem passada com o pato cachorro e o cachorro pato 🙂
    Vou te linkar no Piadas Nerds amanha já na nova casa! Postagem da formula do amor.. ô vida duga!

    Beijos!

    • junho 20, 2011 às 13:05

      Ahhh que bom que você gostou, depois manda o banner do Piadas pra botar aqui também, ali na direita com mais destaque =)

  1. No trackbacks yet.

E o seu comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: