Início > games > Quick post: Journey

Quick post: Journey

Journey

Eu não joguei mais que 20 minutos de Journey, portanto esse é um post livre de spoilers e bem rápido. Pretendo fazer um completo quando tiver terminado, mas esses poucos 20 minutos foram suficientes para me marcar: Journey é o meu novo jogo preferido do ano, até agora, claro.

Como disse Brendan Keogh em seu post sobre Journey, “é um jogo difícil de se explicar, é melhor descrevê-lo”. Eu diria mais, é um jogo cuja experiência é diferente para cada um, como o intimista Passage de Jason Rohrer, e para não ficar só em palavras, exemplifico.

Eu e minha namorada decidimos jogar Journey, já que naquele dia nenhum jogo multiplayer coop nos chamava atenção. Comecei minha jornada sendo ensinado a como me movimentar e como me comunicar. Logo o meu destino estava à vista: a luz na montanha. Avançando mais no jogo, descobrindo a habilidade de saltar (e maravilhado com os gráficos, a trilha sonora e a própria experiência), passei o controle para ela, que agora comandava o personagem.

Para ela o jogo era chato, não mostrava por onde ir nem o que fazer, embora soubesse como. Para mim estava tudo claro, eu tinha o ferramental e deveria explorar o lugar para chegar ao meu objetivo, aproximar-me cada vez mais da luz na montanha. Para ela, o jogo não tinha uma história bem explicada e definida. Para mim, a história contada se desenrolava e se mostrava instigante. Quando contei a minha interpretação dos hieroglifos, da história do povo do personagem, ela balançou a cabeça: “Só você mesmo pra gostar de um jogo estranho assim. Não sei como você entendeu tudo isso só vendo a animação!”.

Duas pessoas, duas jornadas.

Categorias:games
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. abril 5, 2012 às 04:14

E o seu comentário?

