Início > games > Cave Story+

Cave Story+

Cave Story (Doukutsu Monogatari) começou como um jogo feito por uma pessoa só, o autor japonês Daisuke Amaya, mais conhecido como Pixel. Lançado em 2004, ganhou tradução para inglês e conquistou a cena indie, sendo posteriormente lançado na WiiWare, na Steam (em sua versão “plus”, com melhorias nos gráficos, ainda mantendo o estilo retrô) e agora com lançamento para o 3DS.

Para evitar spoilers, vamos assumir que o jogador toma o papel de um garoto que inicia sua aventura dentro de uma caverna, desarmado. Algumas cutscenes nos próprios gráficos do jogo vão avançando a história conforme o jogador resolve as quests dos personagens que encontra. A história pode ser resumida da seguinte forma: os Mimiga, uma raça que aparenta ser coelhos ou cachorros humanóides mora dentro dessa caverna. O problema é que os Mimiga estão sumindo, sendo sequestrados pelo Doutor para nunca mais serem vistos. A chegada de uma Mimiga que não é da vila traz problemas, já que ela entra em conflito com King, o protetor da vila que encontra-se submisso às ordens do Doutor por não conseguir ir contra ele. Poderá o jogador ajudar Sue, King e os outros Mimiga contra o malvado Doutor e seus motivos obscuros?

O jogo foi considerado o melhor jogo de SNES(!) nunca lançado justamente por suas mecânicas de plataforma 2D que agradam quem gosta da jogabilidade old-school, bem ao estilo Metroidvania com toda a exploração e side quests. Começando com uma pistola Polar Star, o jogador tem a possibilidade de adquirir novas armas, trocar armas velhas por novas, conseguir equipamentos que ampliam sua locomoção como jetpacks e bolhas de ar para respirar na água. A decisão de pegar alguns itens (e itens secretos!) influencia no desenrolar da história e abre novos modos de jogo (como por exemplo, o Curly mode, quando você pega a calcinha da Curly Brace).

Os NPCs são bem carismáticos: King a um primeiro momento parece que será um problema, mas o desfecho de sua história é bem legal (com um ótimo legado, bem sacado); Balrog e Misery, inimigos recorrentes, têm cada um seu charme e sua ligação com o herói principal (coisa que é revelada nas cutscenes, mantendo o jogador no escuro, nos fazendo querer saber mais sobre a história do mundo de jogo a medida que sabemos da história anterior).

Com 4 finais diferentes (até agora só consegui 2, o ruim – que você consegue no meio do jogo – e o normal), os outros finais são acessíveis com os itens certos e atitudes certas durante o jogo. Aliados a personagens que aparecem mais ao final do jogo, como a Família Pequena, adicionam side quests que aumentam a vida útil de Cave Story, fazendo com que o jogador reinicie partidas para completar os objetivos.

Cave Story+ pode ser adquirido no Steam para PC e Mac, no Desura para PC, Mac e Linux e gratuitamente para PC, Mac e outros como PSP, mas na versão antiga, sem gráficos e músicas remixados, no site tributo.

Anúncios
Categorias:games
  1. Jan
    janeiro 20, 2013 às 20:26

    Comprei na Mac App Store. Muito bom! Tenho que acabar de zerar. Parei num chefe com dois dragões chatinhos e, cada vez que morro, tenho que voltar um pedação.

    • janeiro 20, 2013 às 23:46

      Esse chefe acho que é o mais chatinho do jogo todo, mas não desista. Até o chefão (do primeiro final bom) é mais tranquilo que esse, coisa de pegar a manha certa.

  1. dezembro 30, 2012 às 18:51

E o seu comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: