Início > fail, programação, tutorial > Resolvendo problemas na instalação do Windows SDK for Windows 7 and .NET Framework 4.0

Resolvendo problemas na instalação do Windows SDK for Windows 7 and .NET Framework 4.0

Depois que finalmente decidi voltar a ter outro computador em casa para jogar e desenvolver fora de ambiente Linux, acabei instalando o básico: os jogos, um ambiente de desenvolvimento (Visual Studio 2010) e algumas bibliotecas que viria a usar… E depois de ler um post do Random ASCII, percebi que tinha esquecido de instalar o Windows SDK para aproveitar as ferramentas como a AppVerifier citada no artigo e o DirectX SDK necessário para compilar outras bibliotecas que uso. Resolvo então corrigir essa falta e baixo o instalador do Windows SDK para Windows 7.

E tenho uma ingrata surpresa ao descobrir que nem o instalador web nem a versão ISO conseguem completar sua tarefa. A pesquisa pelos meios oficiais não tiveram bons resultados, e outros sites recomendavam fazer uma modificação no registro (feita) mas que não adiantou. No Stack Overflow vejo a resposta que terminaria essa sina: tanto o DirectX SDK quanto o Windows SDK falham na instalação quando já estão instalados os Microsoft Visual C++ 2010 Redistributable, tanto para 32 bit quanto para 64 bit. A instalação só conseguiu continuar após remover as versões mais recentes que já estavam instaladas com a atualização do Visual Studio 2010 para SP1.

Outro problema foi que o wizard detectou que o conjunto de compiladores do Microsoft Visual C++ 2010 já estava instalado em versão mais recente, mas mesmo assim houve tentativa de instalação. É preciso desmarcar a opção de instalação para não haver problemas.

Lições aprendidas:

  • É melhor começar a instalar seu ambiente de desenvolvimento pelo Windows SDK, DirectX SDK e só então o Visual Studio e suas atualizações.
  • A versão mais recente do SDK não tem o conjunto de ferramentas por um bom motivo, iria conflitar já que o Visual Studio as traz.

Links:

PS: O instalador do DirectX SDK em certo momento pede pra você escolher entre fornecer ou não informações de uso com checkbox ao invés de radio buttons… Why? Why? WHY
???

[Editado em 3 de Julho de 2013]
PS2: O próprio Bruce Dawson já tinha avisado desse problema e sua solução no seguinte post http://randomascii.wordpress.com/2011/10/15/try-analyze-for-free/

Anúncios
Categorias:fail, programação, tutorial
  1. Luís Amaral
    janeiro 9, 2014 às 12:22

    Obrigado, sua explicação me ajudou muito. Estava tentando instala o DirectX SDK, mas não estava conseguindo. Após ler este Pizza Frita, consegui.

  1. No trackbacks yet.

E o seu comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: