Início > Untagged > Python, a luta pra instalar libs e o problema do vcvarsall.bat

Python, a luta pra instalar libs e o problema do vcvarsall.bat

Entre minhas resoluções de ano novo (sendo atrasada por alguns anos já) está aprender Python. Dentre os motivos estavam: poder criticar Python com propriedade de quem já usou, para poder decidir ser usaria Python ou Lua em algum projeto como linguagem de script ou para prototipagem rápida; Pelo simples fato de querer aprender uma nova linguagem e ter outros pensamentos sobre como resolver problemas; Porque já me pediram ajuda em Python e… bem… sem conhecer fica difícil ajudar.

Vamos a esse último item então: o objetivo era executar uma aplicação sendo desenvolvida para uma pesquisa de doutorado em uma máquina melhor que o laptop com Mac OSX Maverick usado via SSH. Só que dados alguns problemas encontrados ao tentar rodar a aplicação via linha de comando (tinha sido desenvolvida e estava executando via PyCharm, uma IDE bem legal, até onde pude avaliar, e que faz umas magias para configurar o ambiente de execução), resolvi instalar na minha máquina Windows (que se aproxima bem da configuração da máquina-alvo) e tentar rodar.

Por compatibilidade das bibliotecas em seus binários oficiais, prefira usar Python 32-bit. Se usar 64-bit, saiba que ou precisará recompilar os fontes das libs ou procurar binários não-oficiais compatíveis. Nos deparamos com isso ao pesquisar alguns problemas que tive com o numpy e matplotlib, além de sujeiras de uma instalação anterior do Python em 64-bit conflitando com a reinstalação da versão 32-bit. Aliás, melhor deixar aqui os links para quem quiser pegar logo as versões:

Python 2.7.6 – https://www.python.org/download/releases/2.7.6/
(Não se esqueça de adicionar ao Path do Windows os seguintes caminhos: C:\Python27;C:\Python27\Lib\site-packages\;C:\Python27\Scripts\;)
NumPy – http://www.numpy.org/
SciPy – http://www.scipy.org/
MatPlotLib – http://matplotlib.org/ –> possui algumas dependências extras 

É possível instalar esses pacotes através do pip via linha de comando (mais informações sobre o pip aqui) ou via PyCharm. Porém com a matplotlib, o problema ainda não consegui resolver foi o de não encontrar o vcvarsall.bat ( building ‘matplotlib.ft2font’ extension \\ error: Unable to find vcvarsall.bat). Esse .bat se encontra no diretório onde o Visual Studio (2008, 2010, etc.) foi instalado, mais especificamente em C:\Program Files (x86)\Microsoft Visual Studio 10.0\VC no meu caso já que só tenho o Visual Studio 2010 instalado. Porém, mesmo jogando esse caminho no path, não consegui fazer a instalação pelo pip.

Para o problema do matplotlib, só consegui resolver instalando os binários direto do site. Alguns blogs que vi sugerem a instalação do Visual Studio Express 2008 (pra quem não tem acesso ao Visual Studio completo) e setar no path o caminho ao vcvarsall.bat, outros ainda sugeriam alterar um arquivo de configuração em Python para usar o Mingw32 como compilador. Vi ainda recomendações para que se usasse implementações do Python específicas para computação científica, como o Anaconda.

Agora que o projeto rodou sem chiar, o próximo passo é tentar executar no laptop com Fedora 18 que estou usando para desenvolvimento de vanguarda no trabalho (já que por proximidade com o ambiente do cliente, precisamos usar CentOS 5, o que nos limita em termos de opções de ferramentas para desenvolvimento). Aí espero estar mais ciente do passo-a-passo para tentar resolver o problema de compilação no Mac OSX Mavericks.

Até agora o gerenciador de pacotes do LuaRocks parece estar saindo na frente em termos de problemas, mas Lua ainda sofre com uma falta de bibliotecas testadas, bem usadas e divulgadas como Python.

Alguém já teve um problema similar com Python ou outra linguagem? Deixe seu comentário.

Anúncios
Categorias:Untagged
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

E o seu comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: