Início > RPG > #RPGaDay – Dia 5 – O RPG mais “Old School” que você tem

#RPGaDay – Dia 5 – O RPG mais “Old School” que você tem

Agosto é mês da GenCon, uma convenção de jogos famosa nos EUA por ser onde a Hasbro/Wizards of the Coast anuncia novidades para D&D. O designer David Chapman propôs uma série de posts no mês para compartilharmos experiências. Para o Pizza Frita, isso é bom para testar alguns posts mais curtos e reviver o blog. Vamos lá e não se esqueça de comentar!

Dia 5 – O RPG mais “Old School” que você tem

Sobre o post de hoje eu fico em sérias dúvidas de qual seria o mais old school que eu tenho. Ano passado, na Bienal do Livro, cometi a pequena loucura de comprar o pacote do relançamento do AD&D 1st Edition. Sendo um relançamento, as características originais foram mantidas, podendo assim configurar o RPG mais old school que eu tenho, embora ainda não tenha nem aberto os livros. Isso se tornou uma constante a cada livro ou quadrinho comprado: se não vou ter tempo de ler por inteiro naquele momento, deixo lacrado até poder abrir.

Capas dos livros reimpressos da 1st Edition

A compra foi mais pelo valor histórico daquele conjunto de regras, com suas peculiaridades que o afastaram do OD&D e criaram uma nova vertente das regras que culminaria no retorno ao nome original com o que convencionou-se chamar de D&D 3rd Edition, e pelo tal do Apêndice N, tanto citado na blogosfera que trata de RPGs old school, contendo as referências que moldaram o estilo do jogo segundo seu criador Gary Gygax.

Capa do Rules Cyclopedia

Mas se for pela data de publicação do livro em si, meu mais old school é o D&D Rules Cyclopedia. É a versão final e definitiva do D&D original, de alguma forma influenciado pelo que se tornou o AD&D. É um belo livro, com cor em verde, sendo em mais cores apenas o mapa do Known World, o mega cenário que engloba Karameikos, que conhecemos pelos pacotes introdutórios lançados pela Abril Jovem. Sonhava em ter esse livro desde a primeira vez que vi em uma Dragão Brasil, resolveria o problema das regras do D&D da caixa preta só permitirem avançar ao nível 5 e ter que usar as regras alternativas para nível 10 vistas em uma Dragão Brasil.

 

Se ainda considerarmos old school pelo feeling do jogo, teria outras possibilidades, mas talvez nenhuma tão merecedora do termo quanto essas duas versões do primeiro sistema de RPG. Talvez apareçam em outros posts do #RPGaDay.

rpgaday

Anúncios
Categorias:RPG
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. agosto 23, 2014 às 11:08

E o seu comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: