Início > RPG > #RPGaDay – Dia 9 – Conjunto favorito de dados

#RPGaDay – Dia 9 – Conjunto favorito de dados

Agosto é mês da GenCon, uma convenção de jogos famosa nos EUA por ser onde a Hasbro/Wizards of the Coast anuncia novidades para D&D. O designer David Chapman propôs uma série de posts no mês para compartilharmos experiências. Para o Pizza Frita, isso é bom para testar alguns posts mais curtos e reviver o blog. Vamos lá e não se esqueça de comentar!

Dia 9 – Conjunto favorito de dados

Dados, esses geradores de números aleatórios e piadinhas infames (tem dado d4 em casa?). Em alguns RPGs foram substituídos por cartas (sejam porque eram coisas de patifes e não de cavalheiros e damas, como em Castelo Falkenstein, ou pela própria representação icônica na ambientação, como em Dust Devils). Desde os mais simples, como os dados de 6 faces que roubávamos do War, aos mais diferentes, como o d30 que comprei só por causa das tabelas aleatórias de um suplemento online de Old Dragon, os dados fazem parte da mitologia dos RPGs.

Quando uma rolagem dá um bom resultado, os dados sorriram para o jogador. Quando o resultado sai péssimo, o mestre que macumbou os dados. Na minha campanha de AD&D (veja o post 2), meus jogadores exigiam que seu próprio conjunto de dados não fosse tocado por mim, ia passar o bad mojo de mestre pra eles. Na campanha de Tormenta que joguei, o Gil não deixava ninguém tocar seu d20, era esperado que cada jogador tivesse seu próprio conjunto de dados e não os compartilhasse com os outros sob a pena do dado perder o mojo (seja lá o que isso queira dizer).

Em todos esses anos, dados vieram e dados se perderam (e foram reencontrados). Cada estojo meu tem um kit de dados para D&D, nunca se sabe quando serão necessários. Cheguei a comprar os dados oficiais da Wizards para a quarta edição só pela bolsa com o símbolo de D&D. Porém, meu conjunto favorito e que foi o primeiro é o do First Quest, aquela versão introdutória de AD&D. Ficam separados numa bolsa só deles, só eu usava (porque os jogadores achavam que estavam macumbados) e não saem de casa. Coisas de jogador de RPG.

rpgaday

Anúncios
Categorias:RPG
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

E o seu comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: