Início > RPG > #RPGaDay – Dia 12 – RPG antigo que você ainda lê/joga

#RPGaDay – Dia 12 – RPG antigo que você ainda lê/joga

Agosto é mês da GenCon, uma convenção de jogos famosa nos EUA por ser onde a Hasbro/Wizards of the Coast anuncia novidades para D&D. O designer David Chapman propôs uma série de posts no mês para compartilharmos experiências. Para o Pizza Frita, isso é bom para testar alguns posts mais curtos e reviver o blog. Vamos lá e não se esqueça de comentar!

Dia 12 – RPG antigo que você ainda lê/joga

Tirando os livros do AD&D 1ª Edição que estão no Rio, quando volto pra roça é que tenho oportunidade de ver meus RPGs antigos. Embora tenho comprado alguns livros mais antigos via E-Bay, como o Rules Cyclopedia, o High Level Campaign Options e o Dungeoneer’s Survival Guide, eles ficam mais como uma fonte de consultas e curiosidade que como leitura propriamente dita.

vamp

Há tempos que leio alguma coisa ou vejo algum filme que dá vontade de resgatar o clima de Vampiro: A Máscara. É nesse momento que instalo novamente o Vampire Bloodlines no PC (porque o Vampire Redemption envelheceu muito mal) e se estou na roça, pego o livro da segunda edição do Vampiro. É a melhor edição, na minha opinião, o clima de horror punk-gótico está lá, cada capítulo mostra um mundo sombrio em que pouco é conhecido, há aquela sensação de ser um neófito em meio a um jogo de leões. Veja por exemplo a crônica exemplo do final, a ameaça do caçador de vampiros, os próprios vampiros presentes na festa, a discussão e eventual envio dos neófitos para resolver os problemas da cidade de Gary na capital. A vibe toda de jogar Vampiro está lá.

O mesmo não pode ser dito da terceira edição. Muito já tinha sido publicado sobre o mundo das trevas e o jogo caminhava para as noites finais (coisa que na segunda edição era uma lenda, algo a ser desenvolvido, agora era um elefante branco no meio da sala), o que causava uma sensação de urgência. Os próprios romances do jogo mostravam isso, com o clima de guerra do Sabbath contra a Camarilla. Esqueça o horror pessoal, entre em uma briga de gangues. É esse o sabor que sinto ao beber dessas páginas.

Então, quando quero um pouco do clima de tensão e punk-gótico, procuro ler aqueles livros da segunda edição de Vampiro: A Máscara. Uma pena que não consegui comprar o Livro do Jogador e o Caçadores Caçados, ambos adicionavam mais opções sem quebrar o clima, ou será que não?

rpgaday

Anúncios
Categorias:RPG
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

E o seu comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: