Início > RPG > #RPGaDay – Dia 15 – Jogo em evento favorito

#RPGaDay – Dia 15 – Jogo em evento favorito

Agosto é mês da GenCon, uma convenção de jogos famosa nos EUA por ser onde a Hasbro/Wizards of the Coast anuncia novidades para D&D. O designer David Chapman propôs uma série de posts no mês para compartilharmos experiências. Para o Pizza Frita, isso é bom para testar alguns posts mais curtos e reviver o blog. Vamos lá e não se esqueça de comentar!

Dia 15 – Jogo em evento favorito

Como disse ontem, o único evento genuíno que fui e joguei foi o primeiro encontro de RPG da minha cidade. Estávamos todos nós lá, eu, Daniel, Virgílio e Tércio, acho que era coisa de 1997 ou 1998. Havia algumas mesas e um live action de Vampiro acontecendo, algumas mesas de Magic, nada muito grande. O evento ocupada metade do último andar do então único shopping da cidade. Éramos pré-adolescentes no meio de adolescentes e marmanjos, ouvíamos piadas sobre ir jogar 3D&T (e veja só o preconceito, muitos dos novatos que conhecemos depois no colégio tinham começado com 3D&T e Tormenta, mas não é hora para essa discussão).

Conseguimos uma mesa de AD&D. O cenário era Dragonlance e formávamos um grupo padrão de AD&D. Acho que o Daniel jogava com um clérigo, eu jogava com um elfo ranger. A ficha estava em inglês, bem como os livros que os jogadores que nos convidaram, mais velhos, usavam. Mas não era uma aventura comum: em pouco tempo, nosso grupo que marchava por uma floresta se descobriu cercado por uma neblina e acabamos acordando dentro do porão de uma casa. Mindblow da aventura, estávamos em Ravenloft!

Ravenloft era um cenário que conheci vendo o folheto de propaganda da Abril Jovem, um mundo de horror gótico para AD&D. Tinha sido planejada uma caixa com material para começar a jogar no cenário, mas como muitas coisas da Abril Jovem para RPG, nunca chegou a ser lançado, nem pela Devir. Mesmo assim, para mim era um mundo normal de AD&D, só com outra roupagem, mas foi nessa aventura que descobri como estava errado. O próprio estilo de jogo dos garotos mais velhos (deviam estar na casa dos 18 a 20 anos na época) já ditava que não era o AD&D que estávamos acostumados e a forma como me portava com meu elfo ranger mostrava que eu mesmo não estava preparado para aquilo.

A aventura era um mistério que acabamos sendo obrigados a resolver para provar nossa inocência. Algumas mortes aqui e ali, um cadáver exumado que parecia morto há muito mais tempo. No final das contas era uma invasão de dopplegangers que estava substituindo figuras importantes do reino, daí que os originais foram assassinados há tempos e assim seus cadáveres não estavam mais frescos. Quase conseguimos terminar a aventura, mesmo com meu elfo impetuoso, de pavio curto, pronto a flechar o primeiro que aparecesse. Pereci com o paladino no momento final, quando desmascaramos a trama e estávamos enfrentando o chefe dos dopplegangers na sala do trono, ele era o próprio rei que havia nos coagido a participar da investigação.

Foi algo que mudou minha forma de ver o RPG. Nosso grupo tinha um esquema de aventuras que não variava muito de mestre para mestre, basicamente eu e Daniel, vez ou outra o Henrique com Tagmar. Quando conhecemos esse grupo de jogadores mais maduros pudemos ver outra forma de jogar e assim incrementar nossa experiência com a visão de jogo deles.

Hoje sinto falta de ter participado de mais sessões em eventos, de ir nos EIRPG, Anime Friends e outros encontros no estilo. Ver como outros grupos jogam, experimentar sistemas diferentes, fazer novas amizades… há muito que se aproveitar desses eventos que só comprar miniaturas ou jogos.

rpgaday

Categorias:RPG
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

E o seu comentário?

