Início > RPG > #RPGaDay – Dia 19 – Aventura publicada favorita

#RPGaDay – Dia 19 – Aventura publicada favorita

Agosto é mês da GenCon, uma convenção de jogos famosa nos EUA por ser onde a Hasbro/Wizards of the Coast anuncia novidades para D&D. O designer David Chapman propôs uma série de posts no mês para compartilharmos experiências. Para o Pizza Frita, isso é bom para testar alguns posts mais curtos e reviver o blog. Vamos lá e não se esqueça de comentar!

Dia 19 – Aventura publicada favorita

Aventuras prontas são vistas como um mal necessário. Em parte como um mal por haver jogadores e mestres que as odeiam, defendendo que são para mestres preguiçosos e que limitam as escolhas dos jogadores. E são necessárias justamente por servirem aos mestres que não têm tempo para ficar elaborando aventuras novas a todo momento ou que precisem de um exemplo de como jogar ou como estruturar uma aventura para um novo sistema, ou talvez experimentando uma nova temática.

A meu ver, gosto das aventuras prontas. Tanto pela falta de tempo de ficar criando mundos novos, coisa que era mais fácil de se fazer quando não tinha as atribuições da vida adulta, quanto para experimentar pontos de vista diferentes e conhecer novos sistemas. O Adventure Path da 3ª edição do D&D começou assim, para mostrar vários estilos de jogo, do dungeon crawl a aventuras sandbox, a expor situações de regras que merecessem uma explicação com exemplo ou mesmo uma oportunidade de levar personagens do 1º ao 20º nível em estruturas fechadas de jogo.

Embora seja uma aventura pronta que usei na minha maior campanha de AD&D e tenha causado um grande acontecimento nessa campanha (com direito a repercussões, retorno às camadas do Abismo, morte e vingança), For Duty & Deity não é minha aventura favorita. Há um espaço reservado para ela na minha mente e no coração por tudo que passamos quando os bravos aventureiros foram salvar Waukeen das mãos polidáctilas de Graz’zt.

Dragão Brasil 10

Talvez seja O Templo do Observador, aventura para AD&D e D&D publicada na Dragão Brasil nº 10. Pelo menos por 3 vezes mestrei essa aventura, talvez 4. A primeira em minha primeira campanha de D&D, quando Daniel e Igor adentraram o templo quando a cidade ficou sob a peste. Mais uma vez na grande campanha de AD&D onde os mesmos jogadores e outros ainda fizeram valer seu heroísmo. Pela terceira vez com outro grupo, formado por Márcio, Fernando e João Paulo, que enfrentavam as mesmas aventuras iniciais da grande campanha de AD&D, oportunidade que tive de ver outras soluções, outros desdobramentos para essas aventuras.

Talvez tenha havido uma quarta oportunidade, numa daquelas viagens de colégio em que acabava mestrando no fundão do ônibus. Lembro que pelo menos uma vez mestrei aquela aventura da Só Aventuras que vinha com o Katabrok e amigos para uns calouros do colégio que estavam conhecendo RPG. Talvez não tenha havido essa quarta vez, mas talvez ela ocorra algum dia, já que foi adaptada para Old Dragon.

Não falei muito sobre a aventura, mas ali em cima, no link para o download da conversão para Old Dragon vocês podem descobrir mais. Digamos que seja uma clássica aventura de buscar um McGuffin na masmorra, com um monstro que para muitos grupos seria TPK (Total Party Killer). É interessante ver como diferentes grupos, ou os mesmos jogadores em diferentes momentos, reagem a essa aventura, ou a qualquer outra. Ela foi escolhida por estar ali, de fácil acesso, e por ter um beholder como inimigo, monstro esse que conhecemos primeiramente no desenho Caverna do Dragão.

rpgaday

Anúncios
Categorias:RPG
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

E o seu comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: