Início > RPG > #RPGaDay – Dia 23 – Produto de RPG com a aparência mais bacana

#RPGaDay – Dia 23 – Produto de RPG com a aparência mais bacana

Agosto é mês da GenCon, uma convenção de jogos famosa nos EUA por ser onde a Hasbro/Wizards of the Coast anuncia novidades para D&D. O designer David Chapman propôs uma série de posts no mês para compartilharmos experiências. Para o Pizza Frita, isso é bom para testar alguns posts mais curtos e reviver o blog. Vamos lá e não se esqueça de comentar!

Dia 23 – Produto de RPG com a aparência mais bacana

Quando pensei sobre o que escreveria no post de hoje, uma coisa já minha vinha à mente. Porém, enquanto estou aqui digitando essas palavras, penso em outros candidatos. Por exemplo, os livros dos Reinos de Ferro. Bem trabalhados, toda uma estética que define o clima do cenário, mas o fundo cinza pode atrapalhar um pouco a leitura. Pensei também em falar dos clássicos D&D ou Vampiro, com seu preto e branco, ilustrações simples mas que diziam muito com pouco, ou do One Ring, mas o pouco que li dele, apesar de bonito, não destronou ainda meu favorito.

changeling

E o que escolhi como RPG com aparência mais bacana pra esse post foi… Changeling! Especificamente a versão lançada pela Devir, ainda pela versão do Velho Mundo das Trevas. Não cheguei a ver a versão Novo Mundo das Trevas do Changeling, mas pelo que vi da versão de Mago, a antiga ainda deve ser a melhor.

Changeling é talvez o título do Velho Mundo das Trevas mais incompreendido. Em meio a Vampiros, Lobisomens, Múmias, Magos e Demônios, Fadas! Por ser totalmente colorido, é visto como o livro mais feliz da série. Porém, não é lembrado que os contos de fadas originais eram um pouco mais macabros e viscerais, foram deturpados ao longo do tempo para versão mais fofinhas e menos assustadoras. Fadas não são clones da Sininho. Fadas podem ser goblins asquerosos, trolls nobres ou mesmo exus vestidos em roupas do oriente médio.

Há também o fator psicológico, porque os jogadores são fadas em corpos humanos. Enquanto adormecidos, são pessoas normais, mas quando despertos em seu mundo povoado pelos sonhos recuperam sua forma original. É um jogo que lida com a perda da inocência, do tornar-se adulto e da busca pela recuperação dessa graça perdida. Vampiro lida com a perda da humanidade enquanto aprende a lidar com sua Besta interior. Changeling lida com a perda da inocência e criatividade frente à banalidade da vida moderna.

E se nos permitirmos um pouco de liberdade na interpretação de como Changeling ocorre, poderia tudo se passar dentro da cabeça dos personagens. Enquanto é um troll nobre empunhando uma espada e derrotando um dragão, está pulando e batendo gravetos contra o ar na vida real, possivelmente sendo visto por outras pessoas e taxado de louco, mas não pode deixar seu mundo de sonhos de lado, porque lá está algo que o impede de ser mais um zumbi sem emoções genuínas caminhando maquinamente pelo mundo, um robô.

trollvdragon

Dito isso, os sonhos estão bem representados em Changeling com uma bela diagramação e belíssimas ilustrações de Tony DiTerlizzi, que ilustrou também Planescape. O conto de abertura já dita o tom do jogo e o que podemos esperar, como toda boa produção daquela época da White Wolf.

Enquanto escrevia esse post, fui ler um pouco sobre a nova versão de Changeling. Descobri é ainda mais pesada, focando no lado de terror das fadas, na acepção original da palavra que se referia a humanos bebês trocados em seus berços por bebês-fada, que eram criados na terra das fadas e passavam por situações que somente suas mentes distorcidas permitiam considerar. Pode não ter ilustrações tão belas quanto a edição do Velho Mundo das Trevas, mas certamente é bem mais tensa.

rpgaday

Anúncios
Categorias:RPG
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

E o seu comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: