Início > RPG > #RPGaDay – Dia 27 – Jogo que gostaria de ver uma versão nova ou melhorada

#RPGaDay – Dia 27 – Jogo que gostaria de ver uma versão nova ou melhorada

Agosto é mês da GenCon, uma convenção de jogos famosa nos EUA por ser onde a Hasbro/Wizards of the Coast anuncia novidades para D&D. O designer David Chapman propôs uma série de posts no mês para compartilharmos experiências. Para o Pizza Frita, isso é bom para testar alguns posts mais curtos e reviver o blog. Vamos lá e não se esqueça de comentar!

Dia 27 – Jogo que gostaria de ver uma versão nova ou melhorada

Há um jogo nacional que tenho um gosto pelo tema tratado: Invasão. Em meio às raças alienígenas criadas pelo Marcelo Cassaro (traktorianos e metalianos), havia os seres humanos, fracos sacos de carne, impotentes. O clima do jogo era que você, humano comum, era jogado em meio a conspirações governamentais que buscavam esconder a presença alienígena em nosso planeta, bem no clima de Arquivo X. A diagramação do livro ajudava a dar o tom. Para quem não tinha acesso a Conspiracy X, esse era o jogo de RPG de alienígenas. O sistema de regras era o Sistema Daemon, na época chamado de Arkanum/Trevas ou mesmo Só Aventuras, já que era oferecido como sistema em algumas revistas Só Aventuras especiais.

capa-invasao

Quando veio o relançamento versão 3.5, uma tentativa da Daemon embarcar na onda do D&D 3.0/3.5, forçando renumerações do sistema, o clima mudou. Era sabido que os aliens estavam entre nós e os jogadores não eram mais meros investigadores ou pessoas comuns desprovidas de poder, mas agentes capazes de enfrentá-los usando cibertecnologia e coisas do tipo. O NORAD não era mais o inimigo que tentava te proteger da verdade, você era o NORAD. O clima do jogo que o deixava legal morria ali. Uma nova edição, como cenário para uma nova edição do sistema Ação!!! (uma tradução e adaptação do SRD do d20 Modern) chegou a ser prometida, mas com seu cancelamento, a parte de Invasão que já tinha sido publicada em revista foi disponibilizada online.

Dito isso, Invasão é um jogo que gostaria de ver novamente naquele clima de Arquivo X, embora possa ser que o zeitgeist não seja mais favorável a um RPG nesse sentido. Era uma época propícia, havia casos como o ET de Varginha (que fez muita gente ter medo de barulhos na casa à noite) e o próprio seriado do Arquivo X era uma febre (em seus termos) que passava toda sexta-feira na Rede Record. Talvez hoje Invasão assumisse outra roupagem, talvez continuasse no esquema de Heróis contra Aliens, como foi o suplemento UFO-Team para 3D&T e sua versão 3.5 pela Daemon e o saudosismo pela antiga versão seu único reflexo em nosso tempo.

rpgaday

Anúncios
Categorias:RPG
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

E o seu comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: